Instruções
1.
Forme um círculo com as crianças e
faça-as sentar. Dê uma bola de praia a uma das crianças e peça que a jogue para
alguém usando calças azuis. Peça para a criança que recebeu a bola para jogá-la
para alguém de camisa branca. Continue liderando o grupo, escolhendo cores e
peças de roupa, até que todos tenham participado. As crianças aprenderão as
cores e os nomes das peças de roupa jogando bola.
2 Distribua chapéus de
cozinheiro entre as crianças e separe os ingredientes para fazer bolinhas de
laranja: 350 g de wafers sabor baunilha, 4 xícaras de açúcar em pó, 1/2 xícara
de margarina derretida e 175 g de suco de laranja congelado descongelado. Coloque
os wafers em uma sacola plástica e passe a sacola pela turma, dizendo para as
crianças esmagarem os biscoitos. Ponha os biscoitos esmagados em uma tigela;
acrescente a margarina derretida, o açúcar e o suco de laranja concentrado na
tigela. Dê às crianças uma pequena quantidade da mistura de biscoitos e mostre
a elas como fazer bolinhas. Dê um toque final nas bolinhas de biscoito
rolando-as no açúcar em pó ou no coco. Os alunos aprenderão
relações de causa e efeito e a importância de medir ingredientes ao cozinhar.
Também terão um sentimento de realização concluindo um projeto.
3 Diga que vão fazer uma
peça de teatro. Coloque uma caixa de fantasias em frente à turma e diga aos
alunos que encontrem uma fantasia. Em seguida, dê a eles um esboço para
desenvolverem uma história e papéis para desempenharem. Eles podem fingir que
são trabalhadores em um escritório, por exemplo. Será preciso um chefe, clientes e funcionários. Isso os ensinará a trabalhar
em equipe, a respeitar os demais e a falar em público.
4 Caminhe pela sala e
elogie ou faça comentários sobre as diferentes coisas que os alunos estão
fazendo durante o tempo “livre”. Diga à criança que estiver brincando com blocos
que ela fez um padrão alinhando seus blocos: dois vermelhos, um azul, dois
vermelhos e um azul, ou empilhando as xícaras da menor para maior. De acordo
com a Children's Advocate, os professores constroem “vocabulário fornecendo
novas palavras”.
Fonte: Como ensinar crianças brincando na pré-escola.
Disponível em: http://www.ehow.com.br/ensinar-criancas-brincando-preescola-como_122663/.
Acesso em: 10 de agos. de 2014
Realmente são brincadeiras onde as crianças, através do ato de brincar, de contato com o lúdico, vai adquirindo as habilidades necessárias para o objetivo proposto pela atividade. E elas se sentem com mais entusiasmo para desenvolver as atividades, pois, estão fazendo algo prazeroso para elas no momento.
ResponderExcluirAtividades que trás interação e diversão faz com que o aprender passe a ser diversão e a diversão algo útil.
ResponderExcluir