Espaço Educar

Espaço Educar

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Este blog tem o objetivo de discutir a educação integral sendo um fenômeno de grande valia e de grande repercussão nacional, um programa que está em fase de adaptação em alguns lugares do país, mas já conseguimos observar os seus pontos positivos. Portanto, essa educação será um passo para a solução de vários problemas que temos em nossa educação e na sociedade.
A implantação de ensino integral tem sido um grande e importante desafio a todos que vêem a Educação como um dos fatores fundamentais na constituição de uma sociedade, que orienta suas ações para a inclusão social e o bem estar de seus integrantes. Podemos definir o conceito de educação integral a partir de um dito que diz que “para educar uma criança, é preciso uma aldeia inteira.”
Para educar um indivíduo é preciso envolver e articular diversos outros indivíduos, tempos e espaços. Assim, "nas últimas décadas, tomou corpo e difundiu-se a compreensão de que a língua escrita é objeto conceitual de natureza complexas"... (BRASIL, 2013, p. 104). Afinal, somos todos sujeitos completos, totais, com as mais diversas características, necessidades e possibilidades de aprendizagem ao longo da vida.
A Educação Integral contemporânea reverencia as idéias do grande pioneiro da educação, Anísio Teixeira, e compartilha de seus ideais de que a cultura, as artes e os esportes devem constituir-se como componentes do currículo escolar. No entanto, ao reconhecer que a escola é a agência responsável pela socialização das gerações mais novas e por prepará-las para o exercício da cidadania não pode deixar de reconhecer que a sociedade mudou, que está mais complexa e desigual e por isso mesmo está a exigir uma mudança na formação dos jovens. Dessa forma, devemos " compreender a aprendizagem como processo, e não como transmissão apenas" (BRASIL, 2013, p. 109)

Encarar a necessidade da mudança da educação ofertada aos mais jovens implica definir o tipo de educação que se quer dar às novas gerações e ao mesmo tempo situar-se historicamente diante dos problemas e desafios que a educação brasileira enfrentou ao longo do último século e, também, identificar/definir as possibilidades e limites da educação escolar nessa formação.

Referências

 BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Universidade Federal de Goiás. Curso de educação integral e integrada. Goiânia: UFG/CEPAE/ciar; FUNAPE, 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário