Espaço Educar

Espaço Educar

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Este blog tem o objetivo de discutir a educação integral sendo um fenômeno de grande valia e de grande repercussão nacional, um programa que está em fase de adaptação em alguns lugares do país, mas já conseguimos observar os seus pontos positivos. Portanto, essa educação será um passo para a solução de vários problemas que temos em nossa educação e na sociedade.
A implantação de ensino integral tem sido um grande e importante desafio a todos que vêem a Educação como um dos fatores fundamentais na constituição de uma sociedade, que orienta suas ações para a inclusão social e o bem estar de seus integrantes. Podemos definir o conceito de educação integral a partir de um dito que diz que “para educar uma criança, é preciso uma aldeia inteira.”
Para educar um indivíduo é preciso envolver e articular diversos outros indivíduos, tempos e espaços. Assim, "nas últimas décadas, tomou corpo e difundiu-se a compreensão de que a língua escrita é objeto conceitual de natureza complexas"... (BRASIL, 2013, p. 104). Afinal, somos todos sujeitos completos, totais, com as mais diversas características, necessidades e possibilidades de aprendizagem ao longo da vida.
A Educação Integral contemporânea reverencia as idéias do grande pioneiro da educação, Anísio Teixeira, e compartilha de seus ideais de que a cultura, as artes e os esportes devem constituir-se como componentes do currículo escolar. No entanto, ao reconhecer que a escola é a agência responsável pela socialização das gerações mais novas e por prepará-las para o exercício da cidadania não pode deixar de reconhecer que a sociedade mudou, que está mais complexa e desigual e por isso mesmo está a exigir uma mudança na formação dos jovens. Dessa forma, devemos " compreender a aprendizagem como processo, e não como transmissão apenas" (BRASIL, 2013, p. 109)

Encarar a necessidade da mudança da educação ofertada aos mais jovens implica definir o tipo de educação que se quer dar às novas gerações e ao mesmo tempo situar-se historicamente diante dos problemas e desafios que a educação brasileira enfrentou ao longo do último século e, também, identificar/definir as possibilidades e limites da educação escolar nessa formação.

Referências

 BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Universidade Federal de Goiás. Curso de educação integral e integrada. Goiânia: UFG/CEPAE/ciar; FUNAPE, 2013

Como ensinar crianças brincando na pré-escola

Instruções
1.            Forme um círculo com as crianças e faça-as sentar. Dê uma bola de praia a uma das crianças e peça que a jogue para alguém usando calças azuis. Peça para a criança que recebeu a bola para jogá-la para alguém de camisa branca. Continue liderando o grupo, escolhendo cores e peças de roupa, até que todos tenham participado. As crianças aprenderão as cores e os nomes das peças de roupa jogando bola.
2          Distribua chapéus de cozinheiro entre as crianças e separe os ingredientes para fazer bolinhas de laranja: 350 g de wafers sabor baunilha, 4 xícaras de açúcar em pó, 1/2 xícara de margarina derretida e 175 g de suco de laranja congelado descongelado. Coloque os wafers em uma sacola plástica e passe a sacola pela turma, dizendo para as crianças esmagarem os biscoitos. Ponha os biscoitos esmagados em uma tigela; acrescente a margarina derretida, o açúcar e o suco de laranja concentrado na tigela. Dê às crianças uma pequena quantidade da mistura de biscoitos e mostre a elas como fazer bolinhas. Dê um toque final nas bolinhas de biscoito rolando-as no açúcar em pó ou no coco. Os alunos aprenderão relações de causa e efeito e a importância de medir ingredientes ao cozinhar. Também terão um sentimento de realização concluindo um projeto.
3          Diga que vão fazer uma peça de teatro. Coloque uma caixa de fantasias em frente à turma e diga aos alunos que encontrem uma fantasia. Em seguida, dê a eles um esboço para desenvolverem uma história e papéis para desempenharem. Eles podem fingir que são trabalhadores em um escritório, por exemplo. Será preciso um chefe, clientes e funcionários. Isso os ensinará a trabalhar em equipe, a respeitar os demais e a falar em público.
4          Caminhe pela sala e elogie ou faça comentários sobre as diferentes coisas que os alunos estão fazendo durante o tempo “livre”. Diga à criança que estiver brincando com blocos que ela fez um padrão alinhando seus blocos: dois vermelhos, um azul, dois vermelhos e um azul, ou empilhando as xícaras da menor para maior. De acordo com a Children's Advocate, os professores constroem “vocabulário fornecendo novas palavras”.



Fonte: Como ensinar crianças brincando na pré-escola. Disponível em: http://www.ehow.com.br/ensinar-criancas-brincando-preescola-como_122663/. Acesso em: 10 de agos. de 2014

Atividade para ensinar as vogais com palitos de sorvete







Fonte: Atividade para ensinar as vogais com palitos de sorvete. Disponível em: http://www.atividadeseducacaoinfantil.com.br/alfabeto-e-palavras/atividade-com-as-vogais. Acesso em: 08 de agos. de 2014

Como ensinar o alfabeto usando um jogo de correspondência e esconde-esconde

 Instruções
 1

Escreva cada letra do alfabeto em um cartão, usando as diferentes cores de marcador para desenhá-las. As letras devem ser desenhadas em várias cores fornecendo pistas visuais e ensinando o aluno a identificar a cor. As 10 cores básicas que você deve usar são: vermelho, azul, marrom, preto, cinza, laranja, rosa, roxo, verde e amarelo.
  2

Duplique o conjunto de cartões mencionado no passo um, incluindo as cores das letras. Acabou de criar novos pares de letras.
  3
Usando a fita, pendure um conjunto de letras do alfabeto na sala de aula. A primeira vez que jogar esse jogo, coloque os cartões em um local onde fiquem facilmente visíveis. À medida que as crianças dominam o jogo, os cartões podem ser escondidos em locais mais difíceis.
4

Dê a cada aluno um dos cartões do alfabeto do segundo conjunto de cartões. Se o aluno tem o “A” vermelho, então ele precisa ser ensinado a procurar a outra letra “A” vermelha. Quando o aluno localiza a letra correspondente, ele leva os dois cartões ao professor dizendo encontrou a letra “A” vermelha. Peça ao aluno para identificar as cores, o que é uma lição secundária que pode ser ensinada com o jogo de correspondência. O uso de cores é um reforço visual e ajuda o aluno a localizar o cartão com a letra correspondente.
5
À medida que o aluno se torna mais eficiente na identificação das letras do alfabeto, o professor pode pedir-lhe que diga o que sabe sobre a letra, como por exemplo dizer uma palavra que comece com essa mesma letra.
  6

Comece por pedir aos alunos que identifiquem e façam corresponder as letras maiúsculas e depois devem fazer o mesmo com as letras minúsculas, com um novo conjunto de cartões. Quando o aluno conseguir identificar, facilmente, letras maiúsculas e minúsculas, dê um cartão com uma letra maiúscula e peça para ele procurar a letra minúscula correspondente.


Fonte: Como ensinar o alfabeto usando um jogo de correspondência e esconde-esconde. Disponível em: http://www.ehow.com.br/ensinar-alfabeto-usando-jogo-correspondencia-escondeesconde-como_30929/. Acesso em: 10 de agos. de 2014